• Independência é a real cultura!

Yeah man!

Jah traça os caminhos e nós temos de passar por eles e enfrentar o que nos aparece. Os obstáculos nos colocam em prova e devemos superá-los, para engrandecermos. Em compensação, Ele nos oferece oportunidades que devemos saber aproveitá-las, como por exemplo, as pessoas que entram de alguma forma em nossas vidas, mesmo que só por palavras, literaturas, etc.

Estou dizendo isso, pois quero falar de uma pessoa que já tinha entrado na minha vida sem que percebesse. Essa pessoa é Solano Jacob, que irão conhecê-lo melhor através de seu release logo abaixo e entender o motivo de já ter entrado e influenciado minha vida, apenas com suas palavras.



Solano Jacob é professor, escritor, músico e artista de grande influência no cenário do reggae nacional. Nascido em São Bernardo do Campo no final dos anos 70, há mais de dez anos vêm atuando em todo o Brasil e inclusive no exterior no intuito de aliar a música à educação no processo de construção do espírito humano.

Uma característica que o ressalta, sem dúvida, é a originalidade e o conteúdo de suas composições de impacto na mente do jovem brasileiro: “Alguns pensam que a vida é um rio que encontrará seu caminho, outros acham que é um sonho e caem na iniqüidade”, uma referência à famosa “Filhos Rebeldes”, sucesso nacional contida no álbum “Palavra Viva”.

Formado em bacharel e licenciado pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo – USP, Solano Jacob desde sua entrada na graduação já almejava se aprofundar na conexão entre o ramo educacional e o musical. “Biologia é o estudo da vida, mas qual será o músico que lhe negará a dizer que música não é vida?” Esta nova proposta musical vinculada à busca pelo saber, de fato, estimula o pensar e a reflexão das pessoas.



Solano Jacob é um artista diferenciado pela capacidade que possui em compor tanto em português quanto em inglês, o que amplia as possibilidades de intercâmbio entre culturas diferentes. Teve sua formação em língua inglesa através da Cultura Inglesa de São Paulo, onde estudou por mais de dez anos e obteve sua proficiência no idioma através de qualificações pelas universidades de Cambridge e Oxford.

Foi o idealizador e líder da banda paulista Leões de Israel por mais de seis anos, trabalho no qual lhe rendeu ascensão na carreira como cantor e compositor através de grandes sucessos como Filhos Rebeldes, Secou a Fonte, Ouça a Profecia, Me Gwann, Jah Jah Children e Treading Around the Land, bem como o lançamento de dois álbuns intitulados - Pilares da Justiça (2002) e Palavra Viva (2005), ambos com expressivas vendagens de 20.000 e 40.000 cópias respectivamente.

Na estrada, apresentou-se nas principais capitais brasileiras - Salvador em 2004, onde atuou e acompanhou Gregory Isaacs, renomado cantor Jamaicano, durante sua turnê pela América do Sul que incluiu cidades como Buenos Aires, Fortaleza, Aracaju, Belém, São Luis e Recife.

Solano esteve presente no conceituado Circuito Reggae Paulista, projeto amplo que realizou inúmeros festivais de reggae em São Paulo e nas principais cidades da Grande São Paulo, como Osasco, Suzano, Carapicuíba, Guarulhos, Jundiaí, Vinhedo, Valinhos, Campinas e região.

Em sua bagagem não podemos deixar de mencionar sua participação conjunta em festivais com grandes nomes do reggae mundial como: Israel Vibration, Don Carlos, Midnite Band, Fullyfullwood Band, The Gladiators, Peter Broggs e Gregory Isaacs.

Em meados de 2005, Solano Jacob juntamente com sua banda de origem foram convidados a representar o Brasil no maior festival de reggae jamaicano, o REBEL SALUTE FESTIVAL em uma cidade próxima à capital Kingston. Em meio às grandes lendas do reggae jamaicano como Burning Spear, Cocoa Tea, Third World, The Congos, Inner Circle e Luciano, Solano Jacob conseguiu aplausos e respeito por parte do povo jamaicano enquanto cantava uma de suas composições em inglês, “Me Gwann”.

Ao retornar da Jamaica em janeiro de 2006, Solano trouxe uma nova proposta de trabalho. Em carreira solo, após dois anos de preparação, traz em maio de 2008 um projeto inédito - "A Fé e a Razão". Uma comprovação de que a música e o ato de pensar são aliados em qualquer processo educativo, o trabalho é apresentado em duas partes complementares: o album contendo 12 faixas e o livro de mesmo título.


Imagem 1: Capa do álbum.

Capa do livro que complementa o álbum.
Imagem 2: Capa do livro que complementa o álbum.

Com esse projeto, Solano inova e nos coloca uma nova proposta de fazer música e compor. Como nós regueiros sabemos, a cultura Rastafari e a religião de uma forma geral, estão presentes nas letras de grande parte das bandas de Reggae do Brasil e do mundo, porém os motivos e as bases que justificam as idéias expostas nessas letras, não são propagadas junto com a música quando ela é tocada.

Ao lançar esse projeto, Solano quis justamente fazer isso, divulgar a fé que lhe dá as idéias e lhe forma opiniões e linhas de pensamento, utilizadas para compor seus sucessos.

Seguem abaixo uma sequência de três vídeos, de uma entrevista que Solano deu ao Portal Jamaica Brasileira. Nessa entrevista ele expõe um pouco de suas idéias, fala do projeto "A Fé e a Razão", além de esclarecer alguns costumes da cultura Rastafari.



Entrevista Solano Jacob - Parte 1 from Fábio Judah on Vimeo.



Entrevista Solano Jacob Parte 2 from Fábio Judah on Vimeo.



Entrevista Solano Jacob Parte 3 from Fábio Judah on Vimeo.

Esses e outros vídeos sobre Reggae e Solano Jacob podem ser vistos na TV Sessão Reggae.

O álbum e o livro podem ser adquiridos juntos ou separadamente. Entre em seu site oficial para saber mais e em seu MySpace para ouvir seus sons.

Contate-o:

Telefone: +55 (11) 2848-9151
E-mail: contato@solanojacob.com.br
Site Oficial: www.solanojacob.com.br
MySpace: www.myspace.com.br/solanojacob

Espero que tenham gostado e de alguma forma ter ajudado na absorção dessas idéias.

Paz de Jah!

Abraços,
Equipe Sessão Reggae

0 Response for the "Solano Jacob - Música é vida"

Postar um comentário