• Independência é a real cultura!

Miopia musical

Posted by Fábio On 10:29 2 comentários

Olá pessoal...

Quero falar um pouco hoje sobre a miopia musical. Aquela que a pessoa enxerga as coisas boas só do estilo musical que curte e conseqüentemente ignora o que outros estilos proporcionam.

Desde criança ouço diversos tipos de música, durante alguns anos cheguei a estudar música, já fui míope musical em determinado momento e nunca desrespeitei o gosto musical de alguém, justamente por ter aprendido que a música nada mais é do que uma forma de expressão pessoal e que cada um possui uma forma diferente do outro de se expressar.

Quando em uma conversa, assim como ocorreu há alguns dias em um Pub em Santo André, sou questionado sobre qual estilo musical sou “adepto”, digo: “Reggae”! A resposta que tenho é: “detesto reggae, bando de maconheiro. Só falam de fumar maconha, pegar onda, ir à praia, natureza”.

O último a me dizer isso se dizia ser punk, mas confessou gostar de Bob Marley. Quando questionei o motivo dele gostar de Bob, ele disse: “Bob fala de política, critica o sistema, etc”. Após isso ele citou Adão Negro (falou especificamente da música “Botar Um”) e Ponto de Equilibro, resumindo o cenário do reggae nacional a essas duas bandas, como exemplo de regueiros ruins.

É justamente esse tipo de coisa que fez eu me apegar cada vez mais ao reggae. Pois aprender a perdoar [rs], é uma das mensagens passadas pelos regueiros, quando estamos louvando a Jah.

Quando você sabe do que está falando, pode criticar e falar mal a vontade, mas quando não sabe, como diz o ditado, é melhor ficar quieto. Posso citar aqui diversos artistas regueiros que fazem menção à política e criticam o sistema, mas vou falar de Adão Negro e Ponto de Equilíbrio, que são puramente críticos do sistema, que além de citarem a corrupção política, a falta de interesse nas minorias, ainda representam a “voz” do povo ao qual pertencem, os negros. Negros que cansamos de ver e ouvir que punks espancaram na rua.

Por isso deixo abaixo, alguns trechos de músicas de ambas as bandas, bem como seus respectivos clipes, para situar melhor a todos sobre o que estou falando:

Trecho de Adão Negro – Adão Negro

Apartheid disfarçado todo dia
Quando me olho não me vejo na TV
Quando me vejo estou sempre na cozinha
Ou na favela submisso ao poder
Já fui mucama mas agora sou neguinha
Minha pretinha nós gostamos de você
Levante a saia, saia correndo pro quarto
Na madrugada patrãozinho quer te ver



Banda: Adão Negro - Música: Adão Negro from Fábio Judah on Vimeo.

Trecho de Ponto de Equilíbrio – As Lágrimas de Jah
As lágrimas de Jah (as lágrimas)
Nutrem a terra (nutrem a terra)
Enquanto pedimos paz (a paz)
Jah chora com a guerra

Pois o importante para eles, é que você pague o imposto
Pra que eles com muito gosto comprem mais uma Mercedes
Comprem só mais uma Mercedes



Banda: Ponto de Equilíbrio - Música: Lágrimas de Jah from Fábio Judah on Vimeo.

Obrigado mais uma vez pessoal! Não demorarei a escrever outro post.

Abraços,
Equipe Sessão Reggae.

Fontes:
Letras.com.br
http://www.letras.com.br/ponto-de-equilibrio/lagrimas-de-jah
http://www.letras.com.br/adao-negro/adao-negro

Categories:

2 Response for the "Miopia musical"

  1. R' says:

    A muleke, ta ficando massa esse blog dus regueiros, força e energia positiva nesses posts..abs!

  2. Marcos Wada says:

    Fala ae, Fábio!

    tb acho miopia musical uma merda, tem muita gente alienada que fica fechada no seu mundinho e não abre a cabeça pras coisas novas. Mas relaxa que isso acontece em qq estilo musical e como diz aquela célebre canção, cada um no seu quadrado.

    Quebra tudo nesse blog, quem sabe eu aprendo um pouco de reggae aqui!

    []s

Postar um comentário